Resenha: "O Orfanato da Srtª. Peregrine para Crianças Peculiares"

O Orfanato da Srtª. Peregrine para Crianças Peculiares – Ransom Riggs

Sinopse:

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. 

Resenha:

Jacob é um menino de 16 anos, acreditava que sua vida era normal demais, escola e um estágio chato na grande empresa de sua família, até que ele descobre algo surreal, ou melhor, coisas incrivelmente peculiares.
Tudo começa a um tempo atrás na infância de Jacob, envolvendo seu avô Abraham Portman a quem considerava ser a pessoa mais fascinante que existia, por ter vivido em um orfanato, ter lutado em guerras, e vivido coisas extraordinárias.
Jacob adorava ouvir suas histórias, e as que mais gostava não considerava serem possíveis ou verdadeiras. Abraham nasceu na Polônia e com cinco anos foi mandando para um orfanato no País de Gales. E sempre que perguntava o porquê, a resposta era a mesma: 'porque os monstros estavam atrás dele.'
As histórias mais fantásticas era sobre o orfanato, um lugar encantado, que protegia as crianças dos tais monstros, uma casa grande protegida por uma ave que fumava cachimbo, mas não eram crianças comuns, eram peculiares, crianças com dons incríveis, seu avô até lhe mostrou algumas fotografias, mas Jacob não era todo confiante na veracidade de tais histórias.

"Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo."

Com o tempo a família já não acreditava mais na sanidade de Abraham. E pensavam em interná-lo.
Mas algo terrível acontece, depois de receber uma ligação estranha de seu avô, Jacob o encontra quase morto no quintal da casa onde vivia, e uma criatura estranha no local, um dos monstros que ele falava.
Depois da morte de seu avô, as histórias mexeram tanto com Jacob que o mesmo foi obrigado a fazer tratamento psiquiátrico. Tinha pesadelos e acreditava que os monstros também o matariam.
Mas Jacob não se esqueceu das últimas palavras de seu avô antes de morrer, na verdade um pedido, que o mesmo viajasse para o País de Gales, encontrasse o orfanato e a Srtª. peregrine.
...E Jacob assim fez, e confirmou que as histórias de seu avô eram todas verdades....

Comentário Final:

Tenso e misterioso, assim pode se classificar “O Orfanato da Srtª. Peregrine para Crianças Peculiares”. A história e as fotografias, um tão bizarras e assombrosas se unem, criando uma experiência mágica, te levando a um mundo fantástico.
É uma viajem única no tempo, uma fenda no tempo, melhor dizendo. Os personagens, cada um com suas peculiaridades, são uma surpresa, da vontade de estar junto, conversar, ouvir suas histórias.
O único ponto negativo, é que o livro nos remete à primeira vista, a impressão de um terror eloquente, mas pelo contrário, nos traz uma bela fantasia. Um detalhe que não interferiu.


Por fim é uma obra incrível, que já tem adaptação cinematográfica com estreia marcada dia 29 de setembro no Brasil. 
Avaliação 4/5
Por Diego Tonaco

Portfólio Literário

0 comentários:

Postar um comentário