Resenha: "O Caçador de Pipas"

O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini


Sinopse:

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970.

Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. 
E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas.

Resenha:

O caçador de pipas é um romance que se passa no Afeganistão, contando a história de dois meninos, em que um deles é fiel em sua amizade.  Mas como está no livro:
"antes de se sacrificar por alguém, pense nisso: será que ele faria o mesmo por mim? "

Eles tinham classes sociais diferentes, mas o que angustiava e intrigava Amir, era a atenção e afeto em que seu pai tinha para com um menino pobre, analfabeto e filho do empregado de sua casa. Hassan, menino que confiava e amava seu amigo.

" E esse é o problema das pessoas que são sinceras: acham que todo mundo também é"

 ... Amor que nunca foi correspondido por Amir. 

E com passar dos anos nem o arrependimento e a dor poderia suprir o que negou.

Mas o constrangimento que Amir faz a Hassan é aliviado pelo o que terá que passar para encontrar e levar seu sobrinho para casa.


"... Fiquei imaginando se era assim que brotava o perdão, não com as fanfarras da epifania, mas com a dor juntando as suas trouxas e indo embora, sorrateira, no meio da noite."
 
Avaliação Final 5/5

Por Evelin S.Santos

Portfólio Literário

0 comentários:

Postar um comentário